Alzilene

Alzilene de Souza Silva Ferreira, 41 anos, é uma mulher negra e lavradora rural. Nasceu em 1975, e vive na comunidade rural Jenipapo, remanescente de quilombo, localizada no município de Itinga, na região do Médio Jequitinhonha de Minas Gerais.

Filha de lavradores rurais, Alzilene aprendeu cedo a lidar com a terra, dedicando-se a ela durante toda a vida. Atualmente, além da lavra, trabalha em seu quintal, com a criação de pequenos animais e com o cultivo de uma diversificada lavoura de subsistência às margens do Rio Jequitinhonha.

Casou-se com Zé, com o qual teve três filhos: Kelly, Kennedy e César. Aos 40 anos, concluiu o ensino médio na Escola Família Agrícola (EFA) Bontempo, localizada no município de Itaobim – uma conquista que não foi fácil, mas que constitui parte de um processo importante de empoderamento.

Alzilene destaca-se em sua comunidade devido a sua autonomia política. Compôs a Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Itinga, presidiu a Associação Comunitária do Jenipapo e faz parte da Coquivale, a Comissão das Comunidades Quilombolas do Médio Jequitinhonha.

Ela foi a biografada indicada pelo Movimento do Graal no Brasil.

Mariana Campos e Clarice do Vale

Leia a biografia completa de Alzilene. Clique no centro da imagem para ampliar.