Elaine

Elaine de Souza Martins Ahnert, conhecida como Elaine do MAB, nasceu em 1982, no município
capixaba de Baixo Guandu, mas sempre residiu em Minas Gerais, no município de Itueta. Na comunidade do Córrego do Chapéu, ela viveu durante a infância e a adolescência, com a mãe, o pai e a irmã. Ainda jovem, aos 19 anos de idade, casou-se e mudou-se para a comunidade Córrego Jequitibá, onde dedica sua vida e seu trabalho à lida e à luta em defesa do direto à terra e da autonomia das mulheres.

Como todas as mulheres trabalhadoras, Elaine tem uma rotina intensa.

De forma disciplinada, ela divide seu tempo entre o trabalho doméstico, a lida com a terra e as agendas de organização e de lutas do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB – além das reuniões com os Grupos de Base, acompanha as reuniões de coordenação que acontecem em Governador Valadares e em Belo Horizonte.

É uma mulher forte, líder comunitária e referência para as demais mulheres que vivem em seu entorno. Afirma categoricamente que foi depois de se envolver com o MAB que entendeu melhor seu lugar enquanto mulher no mundo: o lugar da luta. Por isso, hoje, entende-se como sujeita do processo, consciente de seus direitos e dona de seu próprio destino. Quando perguntada sobre o conselho que daria às jovens do mundo, Elaine é assertiva: “não desistam dos seus sonhos”.

Fabiola Paulino da Silva e Luisa Guimarães

Leia a biografia completa de Elaine. Clique no centro da imagem para ampliar.