Eliete

                   

Maria Eliete Costa Ferreira Rufino nasceu em 1976, em Volta Redonda, Rio de Janeiro, onde sua família morava. Aos sete anos, seus pais adquiriram uma chácara na comunidade de Vargem Grande, em Divino, retornando às origens de agricultores na Zona da Mata de Minas Gerais.

Eliete estudou até os dez anos de idade, concluindo a antiga quarta série. Morando na comunidade, não teve a oportunidade de avançar nos estudos, por falta de transporte até a sede do município. A partir dessa idade, já trabalhava na lavoura com os pais nas épocas de plantio e colheita do café, e ajudava em casa nos trabalhos domésticos.

Casou-se com Denil, que herdou de sua família o sítio em que moram, também em Vargem Grande, onde cultivam café e hortaliças, criam vacas de leite, porcos e galinhas. Têm três filhos – Abgair (18 anos), José Manuel (11 anos) e João Antônio (5 anos). Sempre dividiu com o marido o trabalho na lavoura e na horta, assim como a lida doméstica.

Iniciada nas práticas da medicina alternativa pela mãe, fez cursos a esse respeito no CTA, o que a aproximou das técnicas da agroecologia e da militância sindical. É Coordenadora Geral do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Divino do qual foi também diretora, além de integrante da Comissão de Mulheres do Movimento de Mulheres da Zona da Mata e Leste de Minas – MMZMLM.

Vera Westin e Clarissa Duarte

Leia a biografia completa de Eliete. Clique no centro da imagem para ampliar.