Lúcia

Maria Lúcia Cristo nasceu no município de Simonésia, Minas Gerais, em 1963, onde ainda reside com marido, o Seu Geraldo, e  sua filha mais nova, Lilian. Sua casa fica na zona rural e na sua propriedade há cultivo principalmente de café, além da criação de alguns animais – porcos, galinhas.

Filha de agricultores, a sua primeira experiência de trabalho foi aos sete anos, na lida com a terra. Ela dividia seu tempo entre os estudos, o trabalho na lavoura e o cuidado com a casa e com os irmãos mais novos. Devido a suas obrigações com o trabalho, o período dedicado à escola era muito reduzido, o que impediu Lúcia de concluir o ensino fundamental.

Mãe de duas filhas, Lúcia foi marcada por diversos problemas em suas gestações. Grávida, ela não conseguia mais fazer o serviço doméstico como antes. No entanto, essas dificuldades ajudaram seu marido a entender que ele também era responsável pelos cuidados com o lar.

Hoje em dia, o casal divide as tarefas tanto da produção do café, quanto as relativas à casa. Essa percepção trouxe mais empoderamento para Lúcia, que segue sua rotina profissional na terra, bem como na Marcha Mundial de Mulheres e no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura Familiar de Simonésia.

Marina Coimbra e Maria Nogueira

Leia a biografia completa de Lúcia. Clique no centro da imagem para ampliar.